http://www.pari-c.org/apresentacao/
A Plataforma de Antropologia e Respostas Indígenas à COVID-19 – PARI-c é uma ferramenta de comunicação da pesquisa Respostas Indígenas à Covid-19 no Brasil: arranjos sociais e saúde global. A pesquisa, que se desenvolve ao longo de 2021 e é realizada inteiramente de forma remota, conta com uma rede de pesquisadores indígenas e não indígenas em todo o território brasileiro, e visa entender como os povos indígenas estão vivenciando a pandemia da COVID-19.
Na PARI-c serão publicadas, mensalmente, notas de pesquisa. Além disso, oito estudos de caso serão publicados a partir do segundo semestre, estruturados a partir de três eixos de análise: 1. Saúde, Cuidado e Morte; 2. Mobilidade e Circulação; 3. Gênero.
Financiada pelo Conselho Médico de Pesquisa (MRC) da agência de Pesquisa e Inovação do Reino Unido (UKRI), a PARI-c é resultado de um acordo de cooperação internacional entre a Universidade de Londres (City University), no Reino Unido, a Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade do Sul da Bahia (UFSB) e a Universidade de São Paulo (USP), no Brasil.
Cerca de sessenta pesquisadoras e pesquisadores compõem a PARI-c de modo fixo. Além destes, aproximadamente vinte colaboradoras e colaboradores eventuais e assistentes de campo trabalham na produção das notas de pesquisa e dos estudos de caso. Temos dois princípios de equidade na PARI-c: equilíbrio de gênero, e entre indígenas e não indígenas.